Realizada aula inaugural do projeto Pelotão Mirim em Esperantina

por Genilson Castro publicado 14/05/2018 12h54, última modificação 14/05/2018 12h54
A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, sendo expostos os parâmetros que norteiam o programa.
Realizada aula inaugural do projeto Pelotão Mirim em Esperantina

Imagem: Arquivo Câmara

Aconteceu nesta manhã, no plenário da Câmara Municipal de Esperantina a aula inaugural do Projeto Pelotão Mirim, voltado para a prevenção primária e desenvolvendo como público-alvo crianças e adolescentes, com idade entre 06 (seis) e 16 (dezesseis) anos, através de ações e atividades de educação complementar, buscando dar uma atenção especial a estes que são o futuro de nosso país.

Estiveram presentes o Coordenador Estadual do programa, Capitão PM Saraiva; prefeita municipal, presidente da Câmara; secretárias municipais de Educação, Assistência Social e secretário municipal de Meio Ambiente; Diretora da escola onde funcionará o projeto; Representante da 4ª Cia de Esperantina, Ten. Anderson; Deputado Francisco Limma, Prefeita municipal de São João do Arraial, pais de alunos e demais interessados. A iniciativa de instalação do projeto em Esperantina partiu do vereador Domingos Luiz Ferreira, que apresentou matéria em sessão e recebeu apoio dos demais vereadores.

A reunião iniciou com apresentação de slides com os objetivos do projeto e seu funcionamento no estado. O mesmo objetiva orientar as famílias sobre o resgate de valores sociais, entre eles o respeito aos idosos, pais e professores; elevação da autoestima; ajudar no processo de cidadania; convivência social; combate ao bullying; repassar noções de moral, civismo e patriotismo, honestidade; enfim, preparar os alunos para a vida em sociedade, dentro de padrões regidos pelas noções de direitos e deveres.

Como frisado pelo Cap. Saraiva “este não é um projeto da polícia militar, nem da prefeitura e nem do estado; este é um projeto da sociedade” e que “não tem por finalidade concorrer com o processo normal de ensino, mas funcionar como complementar a este”, preenchendo lacunas e necessidades demandadas durante a execução do projeto.

Assim, portanto, o Projeto Cidadão Mirim é uma resposta a essa demanda social por políticas públicas de segurança atuais e que estejam voltadas para a prevenção e, especialmente, para as crianças e adolescentes de nosso querido Piauí, que hoje estão expostas ao mundo das drogas lícitas e ilícitas, da prostituição infantil, da desagregação das famílias e de outras mazelas sociais, e que necessitam de mais cuidado, atenção e oportunidades. O Projeto Pelotão Mirim é executado nas sedes dos quartéis e escolas públicas dos municípios atendidos pelo Projeto ou em instalações de instituições parceiras, como atividade de educação complementar, com ações didático-pedagógicas e esportivas que possam promover o desenvolvimento sócio educacional da criança e do adolescente selecionado para participação no projeto.

Com informações de www.pm.pi.gov.br/cidadao_mirim.php. Portal da Polícia Militar do Estado do Piauí.